RADAR junta crianças e idosos na ação “Para te ouvir melhor”

7 de Fevereiro, 2024
Grupo do Radar com as mãos no ar

Foi na freguesia do Parque das Nações que decorreu no passado dia 31 de janeiro uma ação promovida pelo projeto RADAR intitulada “Para te ouvir melhor”. Objetivo: juntar crianças e idosos numa partilha de atividades durante um dia, promovendo algo que o território quer incentivar cada vez mais – a intergeracionalidade.

Chegamos ao Largo Comunitário, no Parque das Nações, guiadas pelos gritos entusiasmados das crianças que respondem à D. Maria do Céu, ela que lhes pergunta se querem ouvir uma história.

O que está a acontecer é uma ação promovida pelo projeto RADAR em conjunto com a rede L&M (grupo comunitário) e com a creche Olipandó/ Obra Pastoral dos Ciganos, designada “Para te ouvir melhor”. Juntam-se as crianças desta instituição com as da escola básica local mais alguns dos idosos daquele território e concretiza-se o objetivo desta reunião: incentivar e promover a intergeracionalidade. Ao mesmo tempo, a unidade móvel RADAR, em parceria com a Audio2Saúde, desenvolve uma ação de avaliação auditiva à população 65+ e de sensibilização auditiva para a população infantil. No total foram atendidos 33 idosos e 62 crianças e jovens.

Maria do Céu não é nova nas andanças destas atividades. Utente do RADAR, voluntariou-se para participar sempre que necessário: “estou aqui hoje porque adoro o contacto com as crianças. Vim ler-lhes uma história para fazê-los refletir e ajudar a consolidar e ampliar, se possível, o vocabulário deles. Participo neste tipo de ações quando acontecem e sempre que me chamam. Conheço várias pessoas desta freguesia, do RADAR e da junta e tenho reuniões com elas para tomar conhecimento das iniciativas que vão decorrer”.

A voluntária diz que quer manter esta colaboração, tendo em conta que “estas sessões de leitura se revelam muito importantes para as crianças, criam-lhes um estímulo e gosto para lerem mais e afastarem-se um bocadinho de algum exagero dos écrans”.

No Largo Comunitário, conhecemos também Ana Roque, responsável pela creche Olipandó, que pertence ao grupo comunitário Rede L&M, que inclui a Santa Casa, o projeto RADAR, a junta de freguesia e outras instituições.

Senhora em rastreio auditivo

Esta creche pertence à Obra Pastoral dos Ciganos, um secretariado diocesano que existe desde 1960, e tem como principais destinatários as crianças dos 6 aos 16 anos através do complemento de apoio escolar, como se fosse um ATL (Atelier de Tempos Livres). Abrangem 700 crianças em sete bairros sociais – cinco em Lisboa e dois em Loures.

Mas, além desta vertente, “dinamizamos as nossas atividades no território através da rede, concertamos várias ações de intervenção em conjunto no território. Com o RADAR, já colaborámos no sentido de identificar os idosos de que cujas situações vulneráveis temos conhecimento, nesta que é a freguesia do Parque das Nações, mas que compreende essencialmente dois bairros: Casal dos Machados e Quinta das Laranjeiras”, explica Ana Roque. “Enquanto RADAR, identificamos maioritariamente situações de pessoas que vivem sozinhas, com doenças associadas ao envelhecimento e outras situações do género. Acompanhamos as famílias no seu todo”, acrescenta.

Sendo a intergeracionalidade uma prática que a obra Olipandó quer incentivar, fez nascer o projeto ‘Os Girassóis’ há um ano, no sentido juntar regularmente crianças e idosos e na sequência do levantamento que está a ser feito naquele território para prevenir “os problemas associados ao envelhecimento e ao isolamento”. “Neste projeto, que já está em funcionamento, queremos que as nossas crianças comecem a visitar os idosos aqui do bairro nas suas casas, pessoas que têm dificuldades de mobilidade. Visitamos duas pessoas semanalmente, a quem levamos um bolo feito por nós no ATL ou lemos a correspondência, se necessário (temos idosos analfabetos). Na altura do Natal, por exemplo, escrevemos postais e fomos entregá-los”.

E precisamente pela necessidade de alimentar esta iniciativa, vai acontecer, já na semana do carnaval, no bairro, um “desfile de meninos mascarados, com máscaras feitas pelos mais velhos. Haverá um concurso, com os mais velhos também a participarem enquanto jurados e encerraremos com um baile, no centro de dia, juntando as duas gerações”.

Ana Roque remata com a ideia principal deste projeto: “é necessário que as crianças se preocupem com os idosos e que os idosos tenham a alegria de ter as crianças com eles”.