Breves
Para manter um contacto próximo com a população, levamos a cabo atividades no exterior por forma a propagar o espírito, a rede comunitária e o sentimento de pertença territorial.
Veja as últimas ações de rua, visitas a radares comunitários, contactos presenciais individualizados ou a participação da equipa em eventos da comunidade.
RADAR Reúne-se em São Domingos de Benfica para fortalecer articulação social
No dia 30 de agosto, durante a manhã, o Projeto RADAR reuniu-se com vários parceiros no Gabinete da Gebalis da Horta Nova para a reunião técnica mensal da Freguesia de São Domingos de Benfica. Esta reunião, que ocorre regularmente em diferentes locais como parte de um modelo de descentralização, teve como principal objetivo discutir casos sociais diversos, promovendo uma melhor articulação entre as instituições envolvidas.
Projeto RADAR Realiza Ação de Rua na Rua Capitão Roby
No dia 28 de agosto, o Projeto RADAR, em parceria com a Polícia de Segurança Pública e o Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade, realizou uma ação de rua na Rua Capitão Roby. A iniciativa contou com a participação de três mediadores de proximidade e teve como objetivo finalizar o levantamento na área, permitindo o contacto com idosos já registados e a integração de novos. A missão contínua do Projeto RADAR é garantir proximidade e apoio constantes aos idosos, reforçando a sua presença nos locais onde atua.
Visitas a Radares comunitários da Estefânia
No dia 27 de agosto, foi realizada uma nova visita aos Radares Comunitários da Rua de Dona Estefânia, Rua Pascoal de Melo e arredores, com o objetivo de atualizar as informações na plataforma RADAR e integrar novos estabelecimentos enquanto radares comunitários. Apesar das mudanças nos estabelecimentos e na tipologia da população residente, os locais continuam atentos e disponíveis para apoiar os mais idosos. Durante a visita, a equipa de mediadores foi saudada por alguns residentes já inscritos no Projeto RADAR, com quem se cruzou nas ruas.
O dia do terramoto: O Radar em Missão na Costa do Castelo
No dia 26 de agosto, o Projeto RADAR realizou mais uma ação em Mancha na Freguesia de Santa Maria Maior, alheio aos acontecimentos da madrugada. A iniciativa contou com a participação dos Mediadores de Proximidade de várias freguesias da cidade, em colaboração com o Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade (MIPP), a Junta de Freguesia e o Mediador Comunitário para a Mouraria. Esta ação teve como principal objetivo visitar o maior número de idosos já integrados no Projeto RADAR, avaliando as suas necessidades atuais e completando dados importantes, como o Índice de Vulnerabilidade (IVI). Além disso, foram abordados outros idosos na comunidade, visando a sua integração na plataforma do projeto. Durante a ação, foi identificado um pedido urgente de apoio domiciliário por parte de dois idosos ainda não entrevistados. Graças à rápida intervenção da equipa, foi possível integrá-los no Projeto RADAR e responder prontamente às suas necessidades, reafirmando o compromisso do projeto no combate ao isolamento.
Projeto RADAR reforça presença no Parque das Nações
No dia 23 de agosto, a equipa do Projeto RADAR realizou diversos contactos presenciais na freguesia do Parque das Nações, em colaboração com a Junta de Freguesia. A ação sublinhou a importância dos radares comunitários, que garantem que nenhum idoso sinalizado esteja isolado. A intervenção da Farmácia São Paulo foi crucial para identificar uma emergência social envolvendo um casal de idosos hospitalizados. Este radar comunitário ajudou a compreender o histórico de apoio e a definir um acompanhamento futuro para o casal.
Projeto Radar e Fundação La Caixa Organizam Visita ao Aqueduto das Águas Livres
O Projeto Radar, em parceria com a Fundação La Caixa, promoveu, no passado dia 22 de agosto, uma visita ao Aqueduto das Águas Livres, em Campolide, como parte do projeto “Verão Sempre Acompanhados”. A iniciativa contou com a participação de cinco moradoras da freguesia de Alvalade. O objetivo desta ação foi combater a solidão e o isolamento, proporcionando momentos culturais a residentes de Lisboa, que, apesar de viverem na cidade há mais de 50 anos, nunca tinham visitado este monumento histórico.