UITI – Universidade Internacional para a Terceira Idade
Existe desde 1977, reconhecida pela portaria n. º923/1984 de 17/dez.
Pertence a Fundação Celeste e Herberto Miranda, está localizada em pleno centro de Lisboa, na Rua da Flores, n.85 é uma instituição privada, cujo principal campo de ação é a investigação técnica científica, educativa e social, de participação sempre voluntária.
Aceita alunos seniores de todas as zonas de Lisboa e arredores dando assim resposta ao crescente interesse demonstrado em participar nas suas aulas e atividades.
A UITI é constituída por duas áreas distintas de atividade:
- Académica – Engloba as disciplinas e planos curriculares transversais em diversas áreas Científicas, Socias, Músicas, Artes, lecionadas na totalidade por professores voluntários;
- Complementares – Atividades de carácter lúdico-cultural como palestras, workshops, conferências, visitas guiadas, outros, promovendo o espírito de convivência e de solidariedade humana e social contribuindo para uma maior dinâmica e interação entre todos.
A UITI tem como principal objetivo a valorização da autoestima, a promoção da inclusão social e o combate ao isolamento da população sénior. Através das suas atividades procura capacitar os mesmos para enfrentarem os desafios do dia a dia, promovendo o envelhecimento ativo e saudável, fomentando diariamente a partilha de experiências entre pares e manutenção de relações sociais e culturais.
Este ano letivo 2025/26 a UITI apresenta um leque de 70 Disciplinas, oferecendo um leque de escolhas apelativo.
Atualmente a UITI tem 638 alunos, 68 professores voluntários. Mas pela UITI já passaram 14 mil alunos, grande maioria seniores da área metropolitana de Lisboa.
Mais do que um espaço de aprendizagem, a UITI é ambiente de integração, descoberta e renovação, ajudando os seniores a superar desafios, desmitificar medos da solidão e viver de forma mais plena e participativa na sociedade