OMS lança novo guia para ‘ligar gerações’

16 de Novembro, 2023
Idoso e jovem

A Organização Mundial de Saúde lançou um guia que descreve, passo a passo, as ações a desenvolver para aumentar o contacto intergeracional, com o objetivo de reduzir o idadismo.

O termo “idadismo” foi utilizado pela primeira vez em 1969, pelo psicólogo norte-americano Robert N. Butler, e significa uma “atitude preconceituosa e discriminatória com base na idade, sobretudo em relação a pessoas idosas”.

Para combater este preconceito, a OMS tem vindo a desenvolver algumas campanhas e lançou agora o Guia de Práticas Intergeracionais e Combate ao Idadismo, no qual expõe a importância da promoção de práticas intergeracionais para incentivar a interação entre jovens e idosos no sentido de criar uma sociedade mais harmoniosa e inclusiva.

Neste guia podemos encontrar:

  • uma descrição detalhada de planeamento, implementação e avaliação de práticas intergeracionais;
  • a identificação de objetivos (ajuda a definir metas para os projetos entre gerações);
  • a preparação dos participantes (orienta os jovens e os idosos para as interações);
  • atividades (descrição do que pode ser feito tendo em conta o estilo de estrutura para a execução);
  • avaliação da aplicabilidade (disponibiliza diretrizes para avaliar o impacto e eficácia dos projetos, permitindo melhorias contínuas).

Este documento baseia-se nas evidências de um relatório global sobre o idadismo de que as intervenções para o contacto intergeracional são uma das três estratégias que comprovadamente funcionam na abordagem do conceito, a par de políticas, leis e intervenções educativas.

Pode consultá-lo aqui.