Ação em mancha em São Domingos de Benfica

22 de Janeiro, 2024
Voluntários do projeto Radar com PSP

O bairro Dona Leonor e a rua dos Soeiros, em São Domingos de Benfica, foram palco de uma ação em mancha que envolveu toda a equipa do Projeto Radar, a PSP e a revista Smart Cities, uma mobilização cujo principal objetivo foi proporcionar uma maior aproximação territorial e, simultaneamente, uma potenciação de recursos, promovendo a ativação do território.

A equipa de reportagem da revista Smart Cities procurou testemunhos de cidadãos integrados no Projeto Radar, de parceiros e do comércio local, ficando explícita a existência de um sentido de compromisso comunitário e apropriação das ferramentas e propósitos do Radar.

A ação pautou-se por um verdadeiro sucesso tendo em conta as dezenas de pessoas contactadas e integradas na Plataforma (38), assim como pela consolidação de comunidades atentas e capacitadas nas quais “qualquer pessoa pode ser um radar”.  Permitiu também a atualização de dados e referenciação de pessoas 65+.

A iniciativa mostrou ainda como o trabalho em parceria promove a coesão social e o desenvolvimento territorial. Através da mobilização da comunidade, da partilha de informação e da potenciação de sinergias, o Radar está a contribuir para a construção de bairros mais sustentáveis e resilientes.