Projeto RADAR participa em celebração do Dia Internacional das Pessoas Idosas no Pavilhão do Conhecimento
No dia 1 de outubro, o Projeto RADAR marcou presença na celebração do Dia Internacional das Pessoas Idosas, proclamado pela Organização das Nações Unidas, em 1990.
A iniciativa, que teve lugar no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa integrou o programa de voluntariado sénior “Adultos Há Mais Tempo”, comissariado pela Dr.ª Maria João Valente Rosa, e procurou repensar o papel das pessoas mais velhas na sociedade portuguesa, valorizando a sua experiência e conhecimento.
O evento contou com mesas-redondas, palestras e apresentações de projetos comunitários, entre os quais o Projeto RADAR, 55+, Companhia Maior, Tecendo Histórias, Sénior Tech, Memória para Todos, ABC CoLAB, Solinca, Lisboa Ativa, Vidas e Memórias de Bairro, e Programa de Voluntariado Sénior da Ciência Viva.
Com um público intergeracional, composto por estudantes do ensino secundário, professores, alunos da universidade sénior e elementos de entidades sociais seniores, a iniciativa propôs repensar o envelhecimento, desafiar rótulos e valorizar a experiência, promovendo o diálogo, a participação ativa e a valorização do envelhecimento como etapa plena de contributos e partilha de experiências pessoais e profissionais.