Metodologia de Proximidade
Com mais de 10 anos de intervenção em Lisboa, a Associação Mais Proximidade procura reduzir o impacto da solidão indesejada e isolamento nos adultos mais velhos, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida. Atualmente são acompanhadas aproximadamente 120 pessoas, residindo maioritariamente na freguesia de Santa Maria Maior.
Com base numa metodologia de proximidade, para cada beneficiário é atribuído um gestor de caso que procura estabelecer um plano individual, ajustado às suas necessidades e potencialidades.
A intervenção foca-se em três áreas:
- Combate à solidão e isolamento (e.g., visitas domiciliárias, contactos telefónicos regulares, sinalização de datas festivas, concretização de sonhos);
- Promoção da saúde e bem-estar (e.g., acompanhamento a consultas e exames, estimulação cognitiva, articulação com profissionais de saúde);
- Promoção da qualidade de vida no domicílio (e.g., pesquisa de informações e apoio jurídico, parceria para realização de pequenas obras e reparações ao domicílio, articulação com comunidade, empresas e outras instituições para prestação de vários serviços ao domicílio).