Senior Medical School
A Senior Medical School, organizada pela NOVA Medical School, é um programa de capacitação em saúde dirigido à população +50.
Durante uma semana intensiva de formação prática e participativa, capacita os participantes com estratégias para promover a saúde e gerir doenças crónicas, favorecendo um envelhecimento autónomo, informado e saudável.
Recorrendo a metodologias interativas e personalizadas, aborda doenças cardiovasculares e musculoesqueléticas, prevenção de quedas, primeiros socorros e preparação para consultas médicas. Integra ainda rastreios de nutrição e função física, aulas de capacitação, sessões de culinary medicine, atividades culturais e workshops temáticos, conduzidos por especialistas.
Limitado a um grupo reduzido, promove a proximidade, a personalização e a intergeracionalidade.
O projeto é o motor para criar uma comunidade unida pelo envelhecimento saudável, um espaço de convívio e de troca intergeracional. Representa o culminar de ações anuais, integradas num programa participativo comunitário que desafia estudantes de medicina a dinamizar workshops para um público sénior, gerando sinergias e aprendizagens mútuas.
O impacto refletiu-se na melhoria das competências individuais de saúde, no desenvolvimento de soft skills dos estudantes envolvidos enquanto monitores e na valorização da ligação entre academia e comunidade. O projeto afirma-se como um instrumento de transformação social, reforçando o compromisso da NOVA Medical School com uma sociedade mais saudável, informada e inclusiva.