RADAR, PSP e Projeto Pessoa em Situação de Sem Abrigo em Ação de Rua na Misericórdia
No seguimento da reunião do Grupo de Prevenção Baixa-Chiado e Misericórdia, uma iniciativa da Polícia Municipal no âmbito dos programas de policiamento comunitário, onde estiveram presentes várias entidades, como a Câmara Municipal de Lisboa, a polícia Municipal, o projeto RADAR e a Equipa de Projeto do Plano Municipal para a Pessoa em Situação de Sem Abrigo (EPPMPSSA), surgiu o interesse por parte de uma das técnicas desta equipa, em acompanhar as mediadoras de proximidade do projeto RADAR numa ação de rua na freguesia da Misericórdia.
O desafio foi aceite e, no dia 3 de fevereiro, foi levada a cabo uma ação na Rua de São Marçal, com o propósito de dar a conhecer a prática do Projeto RADAR no terreno, assim como fortalecer a relação entre os parceiros.

No decorrer da ação de rua, que contou também com a participação dos agentes da Polícia de Segurança Pública, foram realizadas novas entrevistas, bem como contactos presenciais aos fregueses já aderentes ao projeto RADAR e aplicado o Índice de Vulnerabilidade de Idosos (IVI), uma ferramenta que permite avaliar a vulnerabilidade social nesta faixa etária, reforçando a importância de um acompanhamento contínuo e uma intervenção preventiva na cidade de Lisboa.
Uma das entrevistadas partilhou ter um falecido esposo agente da PSP, contudo nunca tinha andado num carro da polícia. Os agentes da PSP Bairro Alto que acompanhavam a ação de rua prontamente se disponibilizaram a combinar um passeio com a senhora no carro dos MIPP Bairro Alto, convite que a deixou muito feliz.