Pedalar sem Idade Portugal
Devolver o direito ao vento nos cabelos é o que move os pilotos voluntários desta Associação que representa em Portugal um movimento internacional sem fins lucrativos, que combate a solidão não desejada e o isolamento social de seniores ou pessoas com mobilidade reduzida, através de passeios regulares feitos em bicicletas adaptadas (trishaws). É também devolver o direito a pertencer, a sentir-se valorizado e incluído na sociedade, a quem já deu tanto.
Acrescenta benefícios relevantes para os passageiros, possibilitando momentos de interação social e melhorando, o bem-estar geral. Em Portugal está presente em 12 cidades, com mais de 300 voluntários ativos. Os beneficiários são cerca de 92 instituições parceiras (lares, centros de dia, SAD, etc) e pessoas que vivem sozinhas em suas casas, sinalizadas por outros parceiros, como Juntas de Freguesia, médicos de família no âmbito da Prescrição Social ou a GNR.
Em 2024 realizaram 2756 passeios e chegaram a 1707 pessoas. Apesar do público-alvo serem, sobretudo os seniores ou pessoas com mobilidade reduzida, tem vindo a alargar a sua reposta, onde os passeios de trishaw têm revelado grande impacto, nomeadamente pessoas com diagnóstico de saúde mental, cuidadores informais e pessoas em situação de cuidados paliativos.
Este movimento não é sobre bicicletas, nem apenas sobre mobilidade ou sustentabilidade, é uma resposta inovadora e sustentável para um problema social crescente: o envelhecimento da população e urgência em repensar as respostas sociais. É uma atitude inovadora de ver o voluntariado, é sobre relações humanas, generosidade para com quem já não tem acesso aos pequenos prazeres da vida e sobre histórias de vida que nos inspiram.
A Pedalar Sem Idade é um ato simples de generosidade que pretende voltar a incluir na sociedade portuguesa milhares de pessoas.