Santa Casa de Lisboa presente no 4.º Encontro Europeu do Projeto KORALE, em Fingal – Irlanda, levando como boa prática o “modelo de Policiamento de Proximidade” da PSP
No passado dia 29 de outubro, a cidade de Malahide, no município de Fingal, na Irlanda, acolheu o 4.º Encontro Europeu do Projeto KORALE – “From Isolation to Inclusion: A Collaborative Approach”, reunindo os representantes das seis regiões/cidades europeias do projeto: Viena/Áustria, Aalst/Bélgica, Região Central da Dinamarca, San Sebastian/Espanha, Fingal/Irlanda e Lisboa/Portugal — para partilhar experiências e estratégias no combate à solidão e ao isolamento social.
Este encontro constituiu mais um momento crucial para partilhar boas práticas, explorar estratégias inovadoras e fomentar o diálogo inter-regional, a nível europeu, sobre o combate à solidão e ao isolamento social. O programa incluiu palestras de peritos, apresentações inspiradoras de boas práticas pelos parceiros do projeto e oportunidades de networking e partilha de informação e conhecimento entre profissionais, académicos e decisores políticos.
Em representação da SCML, enquanto entidade responsável pela coordenação do Projeto KORALE na Cidade de Lisboa, estiveram presentes a Administradora Dra. Ângela Guerra e o Diretor da Unidade de Missão Lisboa Cidade Com Vida, Doutor Mário Rui André. Já como representante da boa prática da Cidade de Lisboa da sua comunidade de prática, esteve presente a Comissária Inês Lemos da Polícia de Segurança Pública (PSP).

Esta constituiu uma oportunidade para a PSP de Lisboa dar a conhecer o seu “modelo de policiamento de proximidade” e os projetos em que está envolvido no combate à solidão e isolamento das pessoas mais velhas, com particular destaque para o programa “Apoio 65+ - Idosos em Segurança” e o “Projeto RADAR”. A apresentação foi recebida com grande interesse e atenção por parte dos parceiros europeus, que reconheceram no “Policiamento de Proximidade” uma boa prática com potencial de replicabilidade noutros contextos urbanos europeus.
Este encontro de Fingal reforçou, mais uma vez, a importância da colaboração inter-regional e intersectorial para o desenvolvimento de políticas públicas integradas de prevenção e combate à solidão não-desejada no contexto europeu.
O projeto KORALE é cofinanciado pela União Europeia através do programa Interreg Europe, e tem como finalidade elaborar até 2028 um Guia Europeu de recomendações para as Políticas Públicas de Combate à Solidão e ao Isolamento Social.


