Freguesia de Campo de Ourique foi palco de diversas atividades, com ruas fechadas ao trânsito.
O Projeto RADAR esteve presente, entre os dias 11 e 15 de setembro, na iniciativa “superquarteirão”, promovida pela Junta de Freguesia de Campo de Ourique. Sob o tema “Há mais vida no jardim!”, o Jardim da Parada, coração desta freguesia, teve as suas ruas circundantes fechadas ao trânsito, abrindo espaço para atividades culturais, desportivas e recreativas, para além de promover o convívio entre os habitantes e experimentar o que poderá vir a ser uma solução definitiva no futuro.
Partindo do exemplo da cidade espanhola de Barcelona, o objetivo é diminuir o trânsito automóvel nas ruas dos bairros e devolver o espaço público aos fregueses, bem como destacar o comércio local e a criar de sinergias entre parceiros e instituições. Entre desporto, jogos sociais, cinema e atividades culturais para todas as idades, foi uma semana em que muitos fregueses de Campo de Ourique e lisboetas em geral quiseram estar – ao invés de “apenas” passar – no Jardim da Parada.
O RADAR, enquanto projeto que procura estar próximo da população idosa de Lisboa, não poderia deixar de marcar presença. Assim, houve oportunidade de dar a conhecer o projeto aos habitantes, comércio local e parceiros, angariar novos idosos e rever alguns já entrevistados – saber como têm passado e em que é que o RADAR pode ser-lhe útil. E a prova que este projeto se constitui como uma referência de proximidade e confiança foi o facto de diversos idosos fazerem questão de passarem pela banca diariamente para cumprimentar os mediadores; e de população de outras faixas etárias se interessar em saber mais e assumir a vontade de os seus elementos serem, eles próprios, radares informais nas comunidades em que habitam.