Metodologia de Proximidade

2025-09-29T10:39:45+00:00

14 / 10 / 2025

Portfolio

Com mais de 10 anos de intervenção em Lisboa, a Associação Mais Proximidade procura reduzir o impacto da solidão indesejada e isolamento nos adultos mais velhos, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida. Atualmente são acompanhadas aproximadamente 120 pessoas, residindo maioritariamente na freguesia de Santa Maria Maior.

Com base numa metodologia de proximidade, para cada beneficiário é atribuído um gestor de caso que procura estabelecer um plano individual, ajustado às suas necessidades e potencialidades.

A intervenção foca-se em três áreas:

  1. Combate à solidão e isolamento (e.g., visitas domiciliárias, contactos telefónicos regulares, sinalização de datas festivas, concretização de sonhos);
  2. Promoção da saúde e bem-estar (e.g., acompanhamento a consultas e exames, estimulação cognitiva, articulação com profissionais de saúde);
  3. Promoção da qualidade de vida no domicílio (e.g., pesquisa de informações e apoio jurídico, parceria para realização de pequenas obras e reparações ao domicílio, articulação com comunidade, empresas e outras instituições para prestação de vários serviços ao domicílio).

Vídeos

Projeto Academia do Bem-Estar (Associação Coração Amarelo)

2025-09-24T15:21:11+00:00

14 / 10 / 2025

Portfolio

A Academia do Bem Estar é um projeto da Associação Coração Amarelo, nascido da escuta ativa das pessoas séniores acompanhadas por voluntários, que expressaram o desejo de ir além da companhia individual.

O projeto promove um voluntariado de grupo e a criação de um espaço comunitário de atividades culturais, de lazer e formação, dinamizadas por voluntários com conhecimentos especializados em diferentes áreas, de acordo com os interesses dos participantes. O projeto responde a diversas barreiras identificadas, nomeadamente o isolamento social, as dificuldades de mobilidade e os constrangimentos financeiros que limitam o acesso a atividades culturais e sociais. Assim, a Academia aposta na promoção do envelhecimento ativo e positivo, incentivando a convivência interpares e intergeracional, a estimulação cognitiva e motora, a redescoberta de talentos e a valorização pessoal. As atividades decorrem num Espaço Sensorial especialmente criado para proporcionar experiências diversificadas, como leitura, jogos, artes manuais, música, dança, jardinagem, entre outras. A avaliação regular das ações mostra melhorias significativas no bem-estar físico e relacional dos participantes, reforçadas pelo envolvimento com voluntários mais jovens e parceiros institucionais. A sustentabilidade da Academia é garantida por parcerias sociais, empresariais e académicas que contribuem com recursos para a realização das atividades. A forte adesão e motivação dos utentes e voluntários comprova a relevância desta boa prática no combate à solidão e na promoção da participação ativa da população sénior.

UITI – Universidade Internacional para a Terceira Idade

2025-09-23T10:22:41+00:00

14 / 10 / 2025

Portfolio

Existe desde 1977, reconhecida pela portaria n. º923/1984 de 17/dez.

Pertence a Fundação Celeste e Herberto Miranda, está localizada em pleno centro de Lisboa, na Rua da Flores, n.85 é uma instituição privada, cujo principal campo de ação é a investigação técnica científica, educativa e social, de participação sempre voluntária.

Aceita alunos seniores de todas as zonas de Lisboa e arredores dando assim resposta ao crescente interesse demonstrado em participar nas suas aulas e atividades.

A UITI é constituída por duas áreas distintas de atividade:

  • Académica – Engloba as disciplinas e planos curriculares transversais em diversas áreas Científicas, Socias, Músicas, Artes, lecionadas na totalidade por professores voluntários;
  • Complementares – Atividades de carácter lúdico-cultural como palestras, workshops, conferências, visitas guiadas, outros, promovendo o espírito de convivência e de solidariedade humana e social contribuindo para uma maior dinâmica e interação entre todos.

A UITI tem como principal objetivo a valorização da autoestima, a promoção da inclusão social e o combate ao isolamento da população sénior. Através das suas atividades procura capacitar os mesmos para enfrentarem os desafios do dia a dia, promovendo o envelhecimento ativo e saudável, fomentando diariamente a partilha de experiências entre pares e manutenção de relações sociais e culturais.

Este ano letivo 2025/26 a UITI apresenta um leque de 70 Disciplinas, oferecendo um leque de escolhas apelativo.

Atualmente a UITI tem 638 alunos, 68 professores voluntários. Mas pela UITI já passaram 14 mil alunos, grande maioria seniores da área metropolitana de Lisboa.

Mais do que um espaço de aprendizagem, a UITI é ambiente de integração, descoberta e renovação, ajudando os seniores a superar desafios, desmitificar medos da solidão e viver de forma mais plena e participativa na sociedade

LINKS ÚTEIS

Saber Maior

2025-09-16T10:34:42+00:00

14 / 10 / 2025

Portfolio

Fundada em 2017, a Saber Maior – Universidade Sénior de Santa Maria Maior é um projeto da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, dirigido à população com 50 ou mais anos, para promoção de um envelhecimento ativo.

Assente nos valores da solidariedade, igualdade e responsabilidade, procura reforçar a autonomia, a participação social e o bem-estar dos seus alunos, capacitando-os para uma cidadania plena.

A prática assenta numa forte articulação com as várias áreas da Junta de Freguesia (cultura, social, desporto e associativismo) e com entidades da comunidade local, incluindo escolas, associações (saúde mental, ecologia, imigração), equipamentos culturais (museus, teatros, ópera), polícia, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, centros de saúde e universidades seniores – locais e outras da Rede Nacional de Universidades Seniores (RUTIS).

Com cerca de 150 alunos ativos por cada ano letivo, a Saber Maior promove mais de 100 atividades anuais paralelas às aulas regulares: workshops, passeios, convívios e apresentações artísticas. Semanalmente oferece cerca de 30 aulas fixas em áreas artísticas, físicas e teóricas, nomeadamente teatro, canto coral, marcha popular, biodanza, ginástica, walking football, artes plásticas, informática, línguas, história, psicologia e sociologia.

A sua intervenção assume particular relevância numa das áreas mais envelhecidas e de menor dimensão populacional de Lisboa, que integra bairros históricos como Alfama, Castelo, Mouraria, Baixa e Chiado.

Desde 2018, é parceira ativa do projeto Prescrição Social, na sua implementação em Portugal através da Unidade de Saúde Familiar da Baixa. Esta ligação direta aos cuidados de saúde primários reforça a sua relevância como resposta comunitária inovadora e eficaz na promoção do envelhecimento ativo. O projeto tem sido amplamente reconhecido como caso de sucesso em reportagens televisivas e na imprensa escrita, evidenciando o impacto positivo na vida dos seus alunos e da comunidade.

Vídeos

Go to Top