Portfolio
Apresentada por Lisboa no 4.º Encontro Europeu do Projeto KORALE, realizado a 29 de outubro de 2025, em Fingal (Irlanda), esta boa prática destaca o papel inovador da Polícia de Segurança Pública (PSP) no combate ao isolamento e na promoção do bem-estar e segurança da população sénior, através de um modelo integrado de policiamento de proximidade.
Pioneira em Portugal nesta abordagem, a PSP tem vindo a reforçar, ao longo dos últimos anos, a proteção e o acompanhamento dos séniores, contribuindo para a prevenção de situações de risco e para o fortalecimento do sentimento de segurança e confiança. O Programa Apoio 65 – Idosos em Segurança visa precisamente garantir tranquilidade, prevenir crimes e combater o isolamento, através da presença ativa da polícia nas comunidades locais.
Integrado na Estratégia Nacional para o Envelhecimento Ativo e Saudável (2017-2025) e no Plano de Ação 2023-2026, o programa reforça o papel da PSP na promoção de ambientes seguros e na identificação e sinalização de situações de vulnerabilidade, colaborando com instituições sociais e de saúde.
A intervenção assenta numa lógica preventiva e humana, que inclui ações de sensibilização, visitas domiciliárias para avaliação e encaminhamento de pessoas em risco e reforço do policiamento em locais frequentados pela população sénior. Entre as várias iniciativas, destaca-se a campanha anual “A Solidariedade não tem idade – A PSP com os Idosos”, que procura identificar casos de fragilidade social e apoiar diretamente os mais vulneráveis.
Nos últimos dez anos, a PSP realizou 38.902 contactos individuais de prevenção criminal, identificou 9.427 situações de risco, sinalizou 12.322 idosos e encaminhou 10.506 pessoas para instituições de apoio social.
A PSP é parceira do Projeto RADAR e realiza iniciativas complementares no âmbito deste programa de policiamento de proximidade, tais como “Estou Aqui Adultos” e “Solidariedade não tem idade”, reforçando a rede de segurança e proximidade com a população sénior, promovendo autonomia, tranquilidade e envelhecimento ativo.
Mais do que uma ação policial, o Programa Apoio 65 – Idosos em Segurança é uma resposta de proximidade, confiança e solidariedade, que transforma a segurança numa ferramenta de coesão social, contribuindo para uma cidade mais humana e segura para todas as idades.
