“Pão aos Pedaços” é ponto de encontro para a população 65+ em Alvalade
Estabelecimento já acolheu iniciativas como o Café RADAR e tem sinalizado casos de pessoas que precisam de ajuda.
Foi há cerca de quatro anos que a padaria e pastelaria “Pão aos Pedaços”, em Alvalade, aderiu ao Projeto RADAR como radar comunitário. Desde então, tem funcionado como ponto de encontro, de desabafos e de ajuda à comunidade mais velha do bairro.
“Os mediadores do Projeto RADAR vieram ter comigo e falámos um bocadinho. Aderi logo, porque sou daquelas pessoas que gostam de ajudar e, desde miúdo, olho para as pessoas idosas com respeito e carinho”, refere Ricardo, o proprietário do estabelecimento.
Nascido e criado no bairro, Ricardo conhece praticamente toda a gente e há sempre espaço para demonstrações de afeto no meio da azáfama diária na pastelaria. Ou até de episódios mais complexos, nos quais a sua ajuda foi fundamental.

“Já vai de mim. Se vocês vierem cá de manhã, veem que eu dou muitos beijinhos e abraços. Não é só uma relação de vendedor e cliente, é mesmo de amizade. Ainda há uns tempos houve aqui um assalto, fui a correr e apanhei a pessoa. Trouxe-a aqui, obriguei-a a pedir desculpa, os senhores aceitaram e ele devolveu o fio. E os clientes é que seguraram o café!”, relata com um sorriso.
O “Pão aos Pedaços” tem, de resto, acolhido diversas iniciativas do RADAR, como explica Inês Gonçalves, mediadora de proximidade: “Já fizemos aqui vários ‘Café RADAR’ e é, sem dúvida, um ponto de referência no bairro, onde ainda há um espírito comunitário muito presente”.
Ricardo já sinalizou, ele mesmo, alguns casos ao RADAR, como o de uma senhora que era maltratada pelo filho, mas refere que "felizmente as pessoas que estão sozinhas ainda vão tendo a ajuda dos vizinhos”.
E, mesmo nos dias mais cinzentos, sabem que têm no “Pão aos Pedaços”, através do Projeto RADAR, uma porta amiga à qual podem bater.

