CLIC-Lx visita Museu da Polícia de Segurança Pública
No passado dia 27 de agosto o CLIC -Lx foi para fora de Portas … e visitou o Museu da Polícia de Segurança Pública (PSP).
Ao longo desta visita, maravilhosamente guiada pelo senhor agente Carlos Almeida, ficámos a conhecer a História da Polícia de Segurança Pública de Portugal, que teve as suas raízes nos Quadrilheiros de 1383 e foi formalmente estabelecida a 2 de julho de 1867 como Polícia Cívica de Lisboa e Porto, transformando-se numa força policial civil, uniformizada e armada.
Ao longo dos tempos, atravessou vários regimes e alterações, solidificando-se como a força policial mais antiga e muito, muito relevante do nosso país, com a missão de garantir a segurança interna e os direitos dos cidadãos.
A PSP é, indubitavelmente, herdeira e detentora de um passado e de um património material e imaterial de grande interesse e relevância para a História da polícia e de indiscutível relevo no contexto da História de Portugal contemporâneo.
Esta força atravessou regimes, atuou e modificou-se num contexto complexo que marcou a evolução político-social ocorrida, relacionando-se com todas as áreas e setores da sociedade.
Conhecer a sua História é, portanto, conhecer também a História de Portugal neste período. É conhecer a nossa História.
Foi muito útil, impactante e agradável termos realizado esta visita.