O objetivo da iniciativa é revisitar a população da cidade de Lisboa com mais de 65 anos e atualizar a plataforma RADAR. Pretende-se ainda contactar e ativar recursos locais e envolver, cada vez mais, os parceiros.
Na passada segunda-feira, 15 de novembro, a equipa do RADAR, a Polícia de Segurança Pública e a Junta de Freguesia de Marvila estiveram naquela freguesia para revisitar a população da cidade de Lisboa com mais de 65 anos e atualizar a plataforma com novos dados, para melhor servir. Para este efeito, foi essencial a colaboração dos agentes da 14ª esquadra da Polícia de Segurança Pública e de elementos da Unidade de Missão Santa Casa “Lisboa, Cidade de Todas as Idades”. Neste âmbito, realizaram-se 14 novas entrevistas e foram visitados 46 idosos e dois radares comunitários.
Também no dia 16 de novembro, decorreu a primeira ação de sensibilização do projeto no radar comunitário da Farmácia da Quinta da Luz. Uma ação que permitiu dar a conhecer e explicar a atuação do RADAR a pessoas de todas as faixas etárias.
Já no dia 17, foi a vez do Bairro Fonsecas e Calçada, em Alvalade, receber a visita destas equipas da Santa Casa. O RADAR foi apresentado à Associação Santa Teresa de Jesus Dignidade e Desenvolvimento, à Farmácia Várzea e ao comércio local deste bairro. Esta associação é organizada pela Comunidade de Irmãs da Companhia de Santa Teresa de Jesus, que ali residem.
Além de permitirem estabelecer novos contactos com os radares comunitários, estas ações de rua permitem reforçar o envolvimento destes agentes na identificação de pessoas idosas em situação de vulnerabilidade, e ativar recursos locais através dos parceiros envolvidos no RADAR.