No âmbito do Programa “Lisboa Cidade COM Vida para Todas as Idades”, foi criado o Centro Local de Informação e Coordenação (CLIC-LX).
Localizado na Rua Nova da Trindade, n.º 15, no Chiado, este é um espaço colaborativo que visa operacionalizar as medidas do programa e disponibilizar as condições necessárias para que as organizações com responsabilidade na área da longevidade e envelhecimento da cidade de Lisboa possam, de facto, criar dinâmicas de interação entre si e estabelecer estratégias de intervenção transversais à capital.
O piso 0, aberto ao público e aos parceiros, oferece um ambiente propício para a dinamização de atividades, em estreita colaboração entre as entidades parceiras e a comunidade local, e desde julho têm sido levadas a cabo diversas atividades e sessões com o objetivo de promover condições para uma vida efetivamente ativa, tendo sido abordados os seguintes temas:
- 16 de julho – Prevenção de Quedas: A Dra. Elisabete Pinto abordou os fatores de risco, estratégias de prevenção e o impacto das quedas. A sessão contou com 15 participantes da plataforma RADAR.
- 17 de julho – “Estou integrado na plataforma Radar- e depois?”: A Dra. Maria Rita Albergaria discutiu o processo de sinalização, integração e acompanhamento das pessoas com mais de 65 anos, considerando as suas necessidades e expectativas. A sessão reuniu nove participantes e contou com a presença de elementos da Polícia de Segurança Pública.
- 24 de julho – Cuidados a observar na utilização da Internet: Com a convidada Dra. Vera Casaleiro, a sessão destacou os perigos mais comuns na Internet, a terminologia relevante e as medidas preventivas, além de orientações sobre como pedir ajuda, através do Centro Internet Segura. Seis participantes estiveram presentes.
- 31 de julho – Teleassistência: A Dra. Célia Tereso esclareceu o que é a teleassistência, os seus objetivos e como aceder a este serviço. A sessão, que envolveu 13 participantes, foi marcada por grande participação e envolvimento dos presentes.
O CLIC-LX tem programadas várias atividades e no mês de agosto serão abordados temas como Saúde Oral, Acesso a Produtos de Apoio, Direitos Sociais (Complemento Solidário e Complemento por Dependência) e Meios de Primeira Intervenção para prevenir incêndios em casa.
A iniciativa do CLIC-LX reflete a visão de Kofi Annan, antigo Secretário-Geral da ONU, que afirmou: “a expansão do envelhecimento não é um problema. É, sim, uma das maiores conquistas da humanidade. O que é necessário é traçarem-se políticas ajustadas para envelhecer de forma saudável, autónoma, ativa e plenamente integrada”.
O CLIC-LX reafirma o seu compromisso em sensibilizar, informar, capacitar, apoiar e acompanhar a comunidade, garantindo um envelhecimento ativo e integrado.