Equipa do RADAR continua a percorrer a cidade de Lisboa, empenhada em sensibilizar a população e promover a constituição de radares de base comunitária.
Em março, o RADAR percorreu várias freguesias de Lisboa, dando assim continuidade à sua missão: ajudar quem mais precisa, com especial enfoque na população +65. Essa é, aliás, uma das principais prioridades das ações dinamizadas pela equipa que dá forma ao Projeto Radar.
Desde o início deste projeto comunitário, pioneiro em Portugal, que o mesmo tem vindo a solidificar laços não só com a população +65 anos que reside na cidade de Lisboa, mas também com as várias entidades que operam na capital, que são parte fundamental desta iniciativa.
Destaque, em baixo, para principais ações de rua e de formação que envolveram as equipas do RADAR.
Ação de sensibilização Centro Social e Paroquial de São Mamede
A primeira ação de sensibilização do mês decorreu no Centro Social e Paroquial de São Mamede, no dia 3, e contou com elementos da Equipa RADAR e agentes de proximidade (MIPP) da 22º Esquadra do Largo do Rato. Esta ação consistiu na apresentação e sensibilização da atuação do RADAR junto dos utentes do centro, com +65 anos, como forma de prevenção e visita aos entrevistados que já se encontram na plataforma. Serviu ainda para esclarecer alguns participantes que não conheciam o projeto. Houve ainda espaço para a realização de uma ação em conjunto com a PSP (MIPP), que teve como objetivo explicar os cuidados a ter em relação às burlas e a abertura de portas a pessoas desconhecidas.
Formação de agentes da Polícia de Segurança Publica
Particular destaque para a ação de formação ministrada pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa a 64 agentes da Polícia de Segurança Pública afetos ao Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade (MIPP), nas instalações da PSP/COMETLIS, na primeira semana de março.
A mesma consistiu em formar os agentes no que respeita à utilização da plataforma RADAR, que serve de suporte ao projeto. A formação, a cargo da Unidade de Missão “Lisboa, Cidade de Todas as Idades”, abrangeu 64 dos 139 agentes que se encontram, neste momento, credenciados para utilizarem a referida plataforma.
Esta ação de formação acontece no seguimento da assinatura do protocolo entre a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a Polícia de Segurança Pública, que reforçou o compromisso das duas instituições no apoio, identificação e acompanhamento da população com mais de 65 anos, na cidade de Lisboa, e que resultou na entrega de 42 tablets que irão permitir uma maior eficiência no trabalho desenvolvido por estes agentes.
Ação de sensibilização em Campolide
O mês começou com uma ação de sensibilização realizada a 7 de março, na freguesia de Campolide. O objetivo da mesma foi partilhar e divulgar os propósitos do projeto RADAR. Por ser um ponto de bastante afluência de pessoas com 65 ou mais anos de idade, o posto médico da Universidade Sénior da Junta de Freguesia de Campolide foi o local escolhido para a iniciativa. Espaço este por si só, também, facilitador da integração de novas pessoas na plataforma Radar.
RADAR visita a freguesia do Parque das Nações
Realizada no dia 9 de março, a ação de rua promovida pelo RADAR em parceria com a Polícia de Segurança Pública e a Junta de Freguesia do Parque das Nações permitiu uma aproximação à população e uma maior sensibilização para as problemáticas existentes nesta faixa etária. Ao mesmo tempo, a iniciativa deu a conhecer as respostas existentes ao nível da comunidade e sublinhou que qualquer pessoa pode ser Radar e ajudar na deteção de situações de maior vulnerabilidade.
Ação de sensibilização na freguesia de Alvalade
No âmbito de mais uma edição do projeto “O Meu Vizinho”, as equipas do RADAR distribuíram diversos folhetos na freguesia, entre 15 e 18 de março. A ação teve como objetivo alertar a população para a problemática do isolamento de pessoas de idade maior, identificando os sinais de alerta e partilhando os contactos das instituições com competência em matéria de idade maior, também pertencentes ao grupo de trabalho.