O Programa “Lisboa, Cidade Com Vida Para Todas as Idades”, no âmbito do projeto KORALE, convida todos a participar no concurso “Boas Práticas na prevenção e combate ao isolamento social e solidão não desejada na cidade de Lisboa”.
A solidão e o isolamento social têm sido temas estruturantes na atuação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa nos últimos anos e várias têm sido as iniciativas de atuação nesta área.
Um dos exemplos de destaque é o seu envolvimento no Programa “Lisboa, Cidade Com Vida Para Todas as Idades”, um plano estratégico para o estabelecimento de abordagens colaborativas e integradas com vista a melhorar a qualidade de vida e o bem-estar da população 65+ e transformar a cidade num espaço de vida ativa, autónoma e de participação plena.
Este Programa, para além da SCML, conta com diversos parceiros-chave da Rede Social de Lisboa, tais como a Câmara Municipal de Lisboa, o Instituto de Segurança Social, as Unidades Locais de Saúde, a Polícia de Segurança Pública e a Nova Medical School, e ficou consolidado através da assinatura do Acordo Específico para a criação do Centro Local de Informação e Comunicação para a área da longevidade e envelhecimento (o CLIC-LX), assinado a 7 de dezembro de 2023, enquanto espaço colaborativo para a operacionalização dos 3 eixos do programa, a saber: o eixo do Planeamento, Monitorização e Avaliação; o eixo da Participação, atendimento e Comunicação; e o eixo da Intervenção Formação e Experimentação – onde se encontram, por exemplo, o projeto RADAR e o projeto KORALE.
É neste âmbito que o Programa “Lisboa, Cidade Com Vida Para Todas as Idades” convida todos os interessados a participar no concurso “Boas Práticas” KORALE, que pretende reconhecer projetos/programas que visem a prevenção e combate ao isolamento social e solidão não desejada na cidade de Lisboa”, dando oportunidade a que sejam partilhadas com outras experiências que estão a acontecer noutras cidades europeias envolvidas no KORALE, com vista a contribuir para um referencial de recomendações para o estabelecimento de políticas públicas a nível europeu.
Os dois projetos melhor classificadas serão convidados a apresentar as suas “Boas Práticas” na próxima reunião de parceiros KORALE, que irá decorrer em Viena, na Áustria, nos dias 3 e 4 de dezembro de 2024.
O KORALE é um projeto Interreg Europe, co-financiado pela União Europeia, lançado em 2024 com o objetivo de promover políticas públicas de combate e prevenção da solidão e do isolamento social, em seis territórios da Europa.
Liderado pela Adinberri Foundation, o projeto foi pensado a quatro anos (2024-2028) e centra-se em enfrentar as situações de solidão e isolamento social de jovens e idosos na Europa através da partilha de boas práticas e abordagens multidisciplinares.
Além da Adinberri Foundation, do País Basco (Espanha), o consórcio integra entidades como a Câmara Municipal de Lisboa e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (Portugal), Social City Vienna (Áustria) e DEFACTUM (Dinamarca), bem como os municípios de Fingal (Irlanda)e Aalst (Bélgica). Juntos, estes seis territórios vão trabalhar para trazer este tema para a ordem do dia, através de uma abordagem transversal aos vários patamares políticos, dos municipais aos regionais, com estratégias que combatam o isolamento e promovam a coesão social.
Os objetivos deste projeto são, a identificação e partilha de boas práticas, prevenir e combater a solidão, seja ao nível individual, familiar ou na comunidade, com atuações a curto-prazo. Aprender com estratégias interventivas bem-sucedidas: implementar essas estratégias na vida das pessoas desde cedo, no sentido de reduzir, mais tarde, a incidência da solidão, com foco numa abordagem a longo prazo. Identificar fatores-chave de transformação: lançar boas práticas para atingir políticas de maior impacto e integrá-las noutros setores como a saúde, a educação e a habitação.
Se tem em mãos um projeto/programa que visa o combate à solidão e ao isolamento social, PARTICIPE no Concurso “Boas Práticas” KORALE.
CANDIDATURAS ABERTAS DE 14 A 25 DE OUTUBRO